Receita: Peixe a la Xingu

Na culinária, assim como na vida em geral, a simplicidade é mãe de grandes invenções. Algumas das mais deliciosas receitas são aquelas com pouco tempero, que ressaltam bem o sabor do protagonista. É o caso do peixe moqueado, como costumavam(e costumam) fazer, certos índios do Brasil. 

Respeitando a tradição da receita Xingu, os ingredientes utilizados são poucos e básicos: limão, cambocci(uma pimenta suave) e as vezes sal, que os iventores do prato não utilizavam. Para acompanhar, palmito e algas marinhas.

xingu.bmp

Este prato pode ser preparado com Tainha, Garoupeta, Sargo, Matrinxã e Robalo, com bons resultados. Quem quizer pode experimentar também outras espécies.

Ingredientes:

– 1 Peixe

– Limão (a gosto)

– Pimenta cambocci (a gosto)

– Palmitos

– Algas marinhas

– Sal

Modo de preparo:

Limpe o peixe, retirando somente as víceras e as brânquias. Depois, lave-o em água corrente para tirar a camada de muco que reveste as escamas.

Feito isso,  tempere com limão e a pimenta cambocci a gosto. Passando-os na pele e também um pouco dentro dele.

Coloque-o numa assadeira, para que possa ser virado para assar de ambos os lados. Para saber o ponto, introduza um garfo ou um palito: Se entrar fáci, está bem assado. Depois, extraia o “couro” com uma faca, puxando de uma extremidade à outra. Coloque, se quiser, o sal – e, se desejar sofisticação, adicione molho de manteiga e alcaparras. Depois é só servir com palmitos e algas marinhas. Bom apetite.

Deixe seu comentário