Xaréu

 O formato do corpo é fortemente comprimido e alongado. A região do focinho é alta e mais retilínea, dando a impressão de ser uma grande “testa”. A boca terminal tem tamanho moderado, dotada de pequenos dentes em forma de finos caninos espaçados. Tem uma marcada linha de escudos na região mediana dos flancos, desde a metade do comprimento até a poderosa nadadeira caudal, com formato de forquilha, indicando ser um excelente nadador. Uma característica que distingue essa espécie das demais é a presença de uma pequena mancha preta na parte posterior dos opérculos, na altura dos olhos, além de outra mancha preta bem desenvolvida na base das nadadeiras peitorais, de base larga e extremidades bem afiladas.

xareu1.jpg

Caranx hippos

Presente em todo Oceano Atlântico esse peixe apresenta bastante resistência a variações de salinidade, podendo ser encontrado em água salgada, salobra e em rios costeiros.

De coloração cinza-azulada no dorso, flancos amarelados e ventre branco-amarelado. No período da migração aproxima-se facilmente do litoral nadando a pequenas profundidades, e em cardumes, quando são pescados facilmente.

Podendo alcançar de 50 cm a 1 m de comprimento e a pesar 25 kg, essa espécie é um grande troféu a qualquer pescador amador. Peixe muito famoso por “brigas” memoráveis.

Dicas de pesca: Peixe muito violento no ataque e durante a briga, exigindo grande quantidade de linha e equipamento bem reforçado. Grandes poppers são atrativos, especialmente quando se pésca sobre parcéis e nos costões. As iscas metálicas e os jigs de penas e pêlos também rendem ótimos resultados.

Melhor época: Durante os meses quentes do verão.

Tamanho mínimo para captura: Liberado. 

Recorde brasileiro de pesca submarina:

 xareu_record.jpg

Pescador sub. Georges Wildis

Peso (kg): 24,800

Local de captura: Santa Catarina

Data: 1957

Record de pesca esportiva:

26.5 kg/ 58 lb 6 oz

Vídeo Pesca Submarina:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=ZrioMjd475k]

Vídeo Pesca Esportiva:
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=p4I41Q4b6Ac]

Deixe seu comentário