Bagre

Existem vários representantes da família Ariidae em águas brasileiras, tendo os bagres marinhos, maior importância para a pesca esportiva e comercial, alcançando maiores tamanhos e possuindo maior diversidade.

Geralmente em cardumes, vivem no fundo de areia, cascalho e lodo, em canais, rios costeiros, estuários, lagoas salobras, baías e enseadas, onde buscam camarões, caranguejos, moluscos, vermes e alguns peixinhos.

De hábitos preferêncialmente noturnos, possuem corpo liso, sem escamas e coberto de muco, barbilhões ao redor da boca e cor, geralmente, escuro no dorso e branca no ventre. A nadadeira dorsal e as duas peitorais, possuem um forte espinho, afiado, pontudo e serrilhado, que pode causar sérios ferimentos, principalmente pela infecção causada, se a ferida não for muito bem lavada e desinfetada imediatamente após o acidente.

Bagre-bandeira(bagre marinus), ou bagre bagre, tem longos filamentos nas nadadeiras peitorais e dorsal. Chega a 1 metro e a pesar mais de 6 kg.

bagreband1.jpg

Bagre-amarelo(cathorops spixii), muito comum, apresenta cor amarelada em geral e tamanho reduzido, alcançando em média os 30 cm.

bagre_amarelo1.jpg

Bagre-cabeçudo(Arius grandicassis), Comum em toda costa brasileira, pode atingir 1 m de comprimento e a pesar mais de 5 kg.

bagre_cabecudo1.jpg

Bagre-branco(Arius barba) similar ao anterior, muito comum nas águas do sul do Brasil.

Há numerosas espécies no Norte e Nordeste, todas com grande importância para a região. A classificação ciêntífica destes peixes ainda é um pouco confusa e sua distribuição não muito bem conhecida, havendo várias espécies com superposições geográficas.

Recorde brasileiro de pesca submarina:

bagre_bandeira_rec.jpg

Pescador sub. Eduardo Souto de Oliveira

Peso (kg): 6,100 – Bagre Bandeira

Local de captura: Ilha Redonda – RJ

Data: 22/03/1994

Recorde de pesca esportiva:

Bagre- Bandeira (bagre marinus) – 4,360 kg/ 9 lb 10 oz

Vídeo: Pescarias de Bragres
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=hiobxZ-clgk]
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=3xLxhZJekqM]
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=tWGcK859ij4]

One Response to “Bagre”

  1. Os maiores Bagres Brancos já encontrados no Brasil, foram
    capturados na Foz do Rio Ribeira de Iguape, chegando a —
    pesar mais de 25 Kgs, no começo do Verão, e ficou consta-
    do que estavam com o bucho cheio de Majubas.

Deixe seu comentário