Truta Arco-íris

Peixe de escamas da família Salmonídae, a Truta Arco-íris (Oncorhynchus mykiss) tem como característica, corpo em formato fusiforme, alongado e comprimido. A coloração do dorso varia do castanho para esverdeado, os flancos são acinzentados e o ventre esbranquiçado. Apresenta pintas escuras espalhadas pelo corpo e nadadeiras. A pele é coberta por centenas de pequenas escamas ciclóides firmemente aderidas. As fêmeas possuem cabeça menor que a dos machos, ocupando cerca de 1/5 do comprimento, contra cerca de 1/4 nos machos. As fêmeas também crescem bem mais. A boca é terminal e possui pequenos dentes cônicos em ambas as maxilas. A nadadeira caudal é truncada, levemente emarginada. Peixe exótico, na região de origem pode atingir mais de 1,2 metro e 25 quilos. No Brasil, cerca de 50cm e no máximo 3kg.

trutaaa_01.jpg

Vive em pequenos rios de águas frias e oxigenadas, nas corredeiras, poços e remansos, atrás de pedras ou outros obstáculos. Também se adapta com facilidade aos ambientes de água parada de lagos e represas.

trutaas.jpg

Tem hábito alimentar carnívoro, consumindo grande variedade de organismos, como pequenos caranguejos, insetos e suas larvas, e pequenos peixes.

truta_arco094.jpg

A Truta Arco-íris é bastante esportiva e sua carne é de excelente qualidade. Apesar disso, para o bem da mesma, a maioria dos praticantes da pesca dessa espécie constumam adotar o pesque-e-solte.    

truta_mao.jpg

Quando praticar o pesque-e-solte, evite pegar o peixe com a mão. Tente desata-lo do anzol sem retira-lo de dentro da água. Em último caso, utilize o puçá.

A espécie é nativa dos Estados Unidos, Canadá e Alaska, mas já foi introduzida em todos os continentes. No Brasil, ocorre principalmente nos rios serranos das regiões Sul e Sudeste.

truta_rio.jpg

Os equipamentos indicados são do tipo leve e ultra-leve e da modalidade de fly, com linhas variando de 4 a 10 lb.

Pode ser capturado com iscas artificiais, como pequenos spinners e colheres, pequenos plugs de meia água. Na modalidade de fly, moscas e ninfas.

trura_arco_iris.jpg

Dicas de Pesca: Peixe com visão aguçada, pode se assustar com linhas grossas e coloridas. Use linhas transparentes ou linhas coloridas com um líder mais longo. Não faça barulho ou movimentos bruscos nas margens, pois os peixes se assustam com muita facilidade.

truta018374.jpg

A melhor época para a pesca dessa espécie é nos períodos mais frios e menos chuvosos do ano.

Deixe seu comentário