Tilápia

 Nativa do continente africano, foi introduzida no país na década de 70. Devido a sua alta capacidade adaptativa, versatilidade alimentar e principalmente a sua alta taxa reprodutiva(até 6 vzes ao ano), espalhou-se rapidamente pelo território nacional. Com preferência por águas paradas, acabou “infestando” represas, lagos e lagoas.

tilapia9.jpg 

Oreochromis niloticus

Quando alevinos e jovens costumam nadar em cardumes numerosos, isolando-se ou em cardumes com menor números de indivíduos quando alcançam maiores proporções.

tilapia2.jpg

Formam pares na época de reprodução, sendo o macho bastante territorialista. Guardam os ovos e alevinos na boca quando precentem  perigo.

Possui carne de ótima qualidade, sendo utilizada inclusive na confecçao de saximis.

Algumas espécies chegam a ultrapassar os 60 cm de comprimento e pesar cerca de 5 kg.

tilapia7.jpg           tilapia8.jpg

Sua pesca é realizada o ano todo, com ênfase nos meses mais quentes. Podendo ser pega em iscas naturais, artificiais e com equipamento de fly.

Dicas de pesca: Na pesca com vara simples linha e anzol, amarre na linha de pesca cerca de 1 metro de cordão resistente, tipo dordonê, claro ou escuro, ou linha de náilon colorida, mais grossa, a fim de facilitar a visualização de quando a tilápia pegar a isca suavemente.

Atenção: Cuidado ao manuseala, costuma debater-se muito, ferindo o pescador facilmente com sua nadadeira dorsal repleta de espinhos pontiagudos.

Outras espécies:

tilapia4.jpg   tilapia6.jpg   tilapia10.jpg   

tilapia12.jpg   tilapia13.jpg  

tilapia11.jpg   tilapiaa.JPG   tilapia131.jpg

Vídeos Pesca Subaquática:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=JavRNHkdOG4]
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=xnMUDeq0yA8]

Vídeo: Pesca com Fly
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=9M2bvhOiiNQ]

Vídeo: Pesca da Tilápia com vara simples
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=tWw-F5yctCs]

3 Responses to “Tilápia”

  1. marcos a cavalcanti on outubro 24th, 2009 at 14:20

    Ola companheiros! Sou um aficcionado na pesca da tilápia, onde por mais de 15 anos pratico a pesca numas cavas de areia e na represa do Capivari Cachoeira, ambos os locais na região metropolitana de Curitiba, assim sendo, qdo vc comentam acima, como pescar tilápia, amarrando na linha 1m de cordão, creio que nosso método funciona melhor se o comprimento do mesmo for menor até 20cm, colado na ponteira da vara, depois colocamos um chumbo oliva um pouco mais pesado na linha mestre,de bitola entre 25 a 30mm, fazendo com que ele pare num pequeno girador, amarrado na mesma e na outra extremidade do mesmo, um pedaço de linha de até 20cm, onde atamos o anzol marusseigo ou chinú 12 a 16. O “pulo do gato” é que quando lançamos a linha na água, colocamos a vara telescópica num suporte. Qdo o chumbo chega ao fundo, fáz com que a linha fique um pouco frouxa, daí, fazemos uma regulagem de altura na vara, de forma que o cordel fique encostando na água, assim qdo a tilapia atacar a isca, a linha estica o cordel se movimenta para frente, fazendo com que a ponteira da vara vá para dentro da água, então….só alegria.
    Embora este sistema funcione de dia noite, por outro lado, o que atrapalha é se estiver ventando muito, pois o cordel ficará balançando, dificultando a visualização do ataque do peixe, razão pela qual preferimos usa-lo a noite, pois mesmo com uma pequena brisa, fica fácil com a luz do refletor a gás, visualizar a ação das tilápias.Outro detalhe é que para usá-lo é melhor qdo usamos varas curtas de até 3metros. Nas varas longas a noite, é preferível usar penas de madeira de até 15 cm, na côr branca, que se enxerga melhor e para melhorar ainda mais, preferimos usar a luz química que é verde fosforescente, onde a luz do refletor é direcionada para trás, ajudando naquilo que for necessário.Seja qual for a maneira de preparar o material, aqui usamos como isca: milho verde, capim, bicho da laranja ou minhoca comum, entretanto, as massas não funcionam. Há tambem outro metodo que é a pesca de meia-agua com erva doce e capim, mais isto deixarei para uma próxima.
    Espero ter contribuido. Abraços.Marcão.

  2. aki gostaria de saber como pegar tilapia com vara simples e qual seria a isca mais adcuada ?

  3. gostei da maneira de pegar tilapia, e a matrinxam.

Deixe seu comentário