Surubim Pintado

Pseudoplatystoma corruscans, o maior surubim da América do Sul é um peso pesado muito cobiçado pelos pescadores. É muito semelhante ao Surubim Cachaca, do qual se diferencia pelo porte que alcança e pelo fato de possuir somente pintas ao invés de listras ou faixas.

Peixe de couro, da família Pimelodidae, possui corpo alongado e roliço, cabeça grande e achatada. A coloração é cinza escuro no dorso, clareando em direção ao ventre, e esbranquiçada abaixo da linha lateral. Pode ser separada das outras espécies do gênero pelo padrão de manchas: pequenas, pretas e arredondadas ou ovaladas, espalhadas ao longo do corpo, acima e abaixo da linha lateral. Espécie de grande porte, atinge pouco mais de 2 metros de comprimento e 90 quilos. Realiza migrações de desova.

pintado135.jpg

Pseudoplatystoma corruscans

Ocorre em rios da Bacia do Paraguai, Bacia do Paraná, Bacia do Uruguai e Bacia do São Francisco. Onde a pesca é praticada no sistema de rodada no leito dos grandes rios ou poitada, arremessando as iscas em poços profundos no canal do rio. É uma pescaria muito emocionante, já que dependendo da região, pode-se capturar grandes exemplares.

pintado24u8.jpg

Assim como o Cachara, é muito valorizado pela qualidade de sua carne e por sua “briga” intensa após fisgado. Requer paciência e uma boa dose de esforço físico na captura de grandes exemplares. É carnívoro, com preferência por comer outros peixes. Gosta de permanecer no leito e no canal dos rios, poços e “bocas” de corixos e vazantes, quando estes drenam áreas inundadas da região do Pantanal.

pintado7789.jpg

Dicas de Pesca: É capturado principalmente com iscas naturais de peixes, como sarapós, muçum, tuviras, lambaris, piaus, curimbatás, e minhocuçu. Também pode ser capturado com iscas artificiais, como plugs de meia-água e de fundo, principalmente em lagos, lagoas e nas praias, mas, nesse caso, as iscas devem ser trabalhadas bem próximas ao fundo. As melhores épocas de captura dessa espécie é durante os meses em que os rios estão baixando, durante a vazante e no período de seca.

pintado1.jpg

Tratando-se de um peixe de grande porte o equipamento recomendado é do tipo médio/pesado. Linhas de 17, 20, 25 a 30 lb. preparadas com empates; e, anzóis de n° 6/0 e 10/0.

Os cuidados ao manusear esse peixe devem ser redobrados por causa dos espinhos das nadadeiras dorsal e peitorais.

Recorde:
Psuedoplatystoma corruncans – 53,5kg/117lb 15oz

2 Responses to “Surubim Pintado”

  1. gosto muito de peixe principalmente o surunbin-pintado…………

  2. amei esse site

Deixe seu comentário