Piapara

Peixe de escamas, a Piapara (Leporinus obtusidens) é um dos maiores tipos de Piau, perdendo em porte somente para o gigante Piauçu. O corpo tem formato fusiforme e seção arredondada. A boca é terminal e os dentes são do tipo incisivos, que servem para cortar e arrancar pequenos pedaçõs dos alimentos. O dorso apresenta coloração marrom-claro, às vezes acobreada. Os flancos são prateados e com tons levemente azulados, além de ter três manchas arredondadas enegrecidas. As nadadeiras peitorais, ventrais e anal são amareladas, enquanto a caudal, a dorsal e a adposa são transparentes. Pode atingir mais de 70 cm de comprimento total e pesar cerca de 6kg.

Esta espécie pertence à família Anostomidae, que possui uma grande diversidade de gêneros e espécies com representantes em todas as bacias hidrográficas brasileiras, conhecidos como aracus (bacia amazônica), piaus (bacia Araguaia-Tocantins, Paraná e São Francisco), piavuçu, piava etc. A diferença de L. elongatus da bacia do São Francisco, que também é chamada de Piapara, é a posição da boca, que é subinferior.

piapara_pesc.jpg

Tem hábito alimentar onívoro e consome frutos, raízes, sementes, algas, caramujos e insetos. Realiza migração reprodutiva. 

A espécie Leporinus obtusidens ocorre na Bacia do Prata, já a Leporinus elongatus, na bacia do São Francisco, onde podem ser encontrados nos rios, em poços profundos, na boca de lagoas e corixos. Gosta de regiões marginais, sob a vegetação ciliar, em áreas em meio a troncos e galhadas. Reúnem-se em cardumes e habita a calha dos rios.

piaparau8901471044.jpg

Leporinus obtusidens

O equipamento a ser utilizado varia de acordo com o tipo de pescaria. Vara de bambu e telescópica, nas pescarias de barranco, e vara de ação média e carretilha para a pesca embarcada. As linhas mais utilizadas são de 12 a 14 libras, preparadas com chumbadinha leve e solta na linha, e anzol pequeno.

A espécie é capturada exclusivamente com iscas naturais como, por exemplo, milho verde ou azedo, bolinhas de massa, caramujo etc.

pesqueiroagro.jpg

Dicas de pesca: Para se ter sucesso na pesca da piapara, é necessário alguma experiência. O peixe costuma pegar a isca com suavidade e acomodá-la na boca antes de correr. Se o pescador ficar afobado vai perdê-lo. São peixes ariscos e o uso de uma boa ceva é quase obrigatório. Comumente são usadas cevas de milho ou soja azedas, além de uma pasta preparada à base de sangue e farelo de arroz. Na pesca embarcada, o uso de um canhão é muito útil para manter os peixes nas proximidades.

piapara56237.jpg

A melhor época para se capturar essa espécie é no período mais seco do ano e nos meses de cheia e vazante.

8 Responses to “Piapara”

  1. luiz carlos dos santos on junho 20th, 2009 at 21:13

    ola amigos quero deixar uma declaraçao na segunda semana do mez de marso eu e um amigo fomos pescar no rio parana en um ponto que chamaõ de pau do urubu no primeiro dia pegamos 53 piaparas no segundo dia pegamos 23 piaparas no terceiro dia pescamos até as 14h e pegamos 40 piaparas todas no mesmo lugar quaze todas foi pegas na rodadinha com isca de bolinhas

  2. luiz carlos dos santos on julho 5th, 2009 at 11:43

    Olá amigos!

    Quero deixar uma declaraçao: na segunda semana do mês de março eu e um amigo fomos pescar no rio paraná em um ponto que chamam de pau do urub. No primeiro dia pegamos 53 piaparas, no segundo dia pegamos 23 piaparas, no terceiro dia pescamos até as 14h e pegamos 40 piaparas, todas no mesmo lugar, quaze todas foram pegas na rodadinha com isca de bolinhas.

  3. ola amigos,sou um principiante na pesca de piaparas e gostaria de saber tudo sobre a pesca ,como:omde pesca-las na região que moro,qual a tralha,iscas,ceva e dicas e as manhas delas.

  4. qual isca devo usar para pegar a piapara???????????????????????

  5. nossa todo pescador tem muita coisa pra contar o povo que conta só mentira ahsahsuss s

  6. eu ja peguei piapara de 4 k cevei com lavaje e canjica de milho coloco no meio do rio com um cano de pvc 100 milimitro de espesura e 1 metro de comprimento com um peso no fundo faso os buraco es redor . e fico um 30 metro de distansia com acanoa e jogo a linha com toicinho de porco q eu deicho no sol dentro do sacola de plastico para azeda tira as tira de toicinho da crosura do lapis e boa pesca

  7. Estou começaondo a pescar piaparas e ja estou adorando , tive sorte de pegar 3 no mesmo dia , pequenas mais ja valeu a pena .
    Parabens pelas dicas e quando tiver mais algumas por fovor postar novamente.
    Obrigado e um abraço a todos que gosta de uma boa pesca.

    Adilson Quintana

  8. luciano gaioski on setembro 12th, 2010 at 20:40

    pesco muito no Porto Figueira e Porto Camargo,… sou de umuarama-Pr. a Pesca é no Rio Paraná…modéstia parte….sou um excelente pescador e piapara….e outros peixes também….alguma dica…pode entrar em contato e solicitar…blz….aprendi porque me ensinaram….gosto de ensinar também….lucianogaioski@hotmail.com

Deixe seu comentário