Lambari

Peixe muito conhecido no Brasil, habita praticamente todos os córregos e rios do território nacional, podendo possuir variações em seu nome, de acordo com a região, entre eles estão: Peaba, piquira, bocarra, canivete, entre outros.

Embora seja pescado a maioria das vezes com varas de bambu ou telescópicas, utilizando iscas como macarão e massas de trigo misturadas a algodão, atacam ferozmente as iscas de Fly.

lambari-3.jpg

Astyanax bimaculatus

Apesar de ser considerado o peixe básico da cadeia alimentar, é um grande predador de outras espécies, se alimentando de suas ovas. A esperteza do lambari faz com que seja considerado um peixe esportivo. É também o responsável pelas primeiras emoções da maioria dos pescadores.

O lambari-guaçu, uma das maiores espécies, chega a atingir, 18 cm, enquanto o lambari-piquira, uma das menores, em torno de 4 cm.

Dicas de Pesca: O uso de uma pequena ceva, feita com rações de peixe, cachorro, coelho ou de quirera de milho, costuma agrupar grandes quantidades destes peixinhos.

Melhor época: O ano todo.

Tamanho mínimo para captura: Liberado.

Vídeo: Pesca do lambari no Fly

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=FicIse4JQ8U]

Vídeo: Lambari canta – Peixe de elite
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=bjnNnWn8w0g&feature=related]

Vídeo: Cardume de Lambaris
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=YVu3Y6S9Ick]

13 Responses to “Lambari”

  1. Preciso de DICAS mais diretas sobre como pescar o Lambari: Isca,Vara,Linha,Anzol etc…

  2. Embora seja encontrado em lagos e lagoas de água parada, é um peixe que costuma preferir locais com razoável movimentação, como pequenas corredeiras e bases de cachoeiras ou quedas d’água. Após selecionado o local, “cevar” com quirera de milho, farelo de trigo ou pequenos pedaços de pão é bastante indicado para agrupar grande número desses peixes.

    – O material em geral,é o super leve.
    Anzol do tipo mosca(muito pequeno), linha 0,20 mm, varas de bambu ou telescópicas bem leves e de pontas bem finas e sensíveis. O uso de bóias é opcional, porém lembrando que deve ser pequena, pois o lambari não possui força para “afundar” as grandes.

    – Predador versátil, costuma ser atraído por diversos tipos de iscas. Pequenos insetos, “macarrãozinho” e massa de trido, água e algodão são bastante eficazes.

    Esperamos ter lhe ajudado.
    Equipe Pesca.tur.br

  3. Gosto de pescar e principalmente de uma bandeija deles bem fritinhos,acho a massa de macarrão a mais eficiente,a “falsa ceva” jogando-se “água sobre a água” é altamente eficaz, eles pensam que é comida..mas só encontram a isca do seu anzol.
    Meu equipamento: linha 0,015mm,pena de pavão bem leve,anzol mosquitinho,vara telescópica de 4,5mts,ceva de quirera.
    Pesqueiro Pousada dos Pescadores – S.B.do Campo (pesca da Represa Bilingues)

  4. nilvo m arend on Maio 21st, 2009 at 14:42

    costumo pescar lambari as vezes até duas a tres vezes por semana geralmente no rio das antas ou uruguai.minha isca preferida é feita com mandioca ralada fubá e farinha de trigo primeiro deicho pronto todas as bolinhas depois fervo e passo no fubá para não grudar.ta mbem funciona com sagú porem as bolinhas de madioca ralada são as mais frequentes.varas telescópicas de 3.30 a 4.5 são as mais usadas por aqui,os lambaris aqui são de bom tamanho.geralmente nós fizemos fritos para acompanhar uma cerveja bem gelada ou tambem scabeche fica ótimo.um abraço espero que alguns pescadores como eu entrem dem contato para trocarmos algumas idéias.

  5. gostaria que alguem me explicasse porque os lambaris me rouba as iscas quase não consigo fisga-los,será que eu sou muito lerdo,se alguem me desse o macete eu agradeceria.obrigado!!

  6. gosto muito de pescar principalmente em represas pois lá é o lugar mais apropriado para pegar lambari.

    na minha opinião o peixe mais facil de pegar e o mais gostoso e o lambari.

    para pegar um lambari você não precisa arrumar muitos acessorios basta apenas algumas coisas:
    1-uma vara normal(não precisa ser equipada pode ser normal)
    2-iscas(na preferencia minhoca)

    arrange estes itens ache uma bela represa e

    BOA PESCA
    E NA HORA DA FRITADA
    BOM APETITE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. eliseo pierdoná on julho 15th, 2009 at 19:36

    costumo pescar lambari no rio iguaçu fica do lado do parque iguaçu, pesco geralmente de barco uso molinete c/ linha 0,20m e chumbada de 40gr, a + /- 12 a 15 metros de fundura, uso cevador c/ quirela, a pescaria de lambari é sensacional coloco 3 anzois na linha distante um do outro 30cm, isco o bicho da laranja, na maioria das vezes entra dois ou tres lambarizão na media de 15cm a 18cm, ja pesquei lambari de 22cm, pesco no vertodouro do salto caxias, numa pescaria de 5 horas consegui pescar 25kg. um abraço amigos pescadores…

  8. kley da cunha lustosa on novembro 1st, 2009 at 17:52

    O LAMBARI AINDA SERÁ UM GRANDE PEIXE COMERCIAL, SOBRETUDO PARA PETISCOS EM VIRTUDE DO MESMO SER MUITO DELICIOSO E POR TER UM BAIXO CUSTO EM COMPARAÇÃO A OUTRAS ESPÉCIES. GRANDE ABRAÇO, KLEY LUSTOSA.

  9. José Cherobim Neto on novembro 30th, 2009 at 18:56

    Apesar de não ser um grande jogador, gosto muito de xadrez.
    Oque isto tem a ver? Faço da pescaria de lambari um jogo de xadrez. Gosto de pegá-los: em locais onde não seja fácil o acesso; onde apenas se coloque a linha n’água não se fazendo arremesso; em locais onde não se tenha muita possibilidade de deixar a linha muito tempo (20 seg.) n’água se não enrosca. É bom demais. Quando fisga, normalmente é grande e eu ainda tenho que fazer trajeto com o bichinho brigando para que não enrosque no caminho. Além do que, é preciso ter cuidado com os galhos de árvore acima da minha cabeça, pois nem sempre a vara é tão curta para não enroscar lá no alto. Logo, estou em local sossegado, silencioso, estimulo minha paciência e ainda preciso manter meu raciocínio sempre alerta, faço caminhadas em áreas saudáveis, escuto todos os passarinhos do local e volto para casa com o espírito em dia. Pito um “bão paiero”. Tomo um tragaguinho de pinga pura de engenho só pra tirar a poeira da goela e pronto. Tô feliz da vida. Os muito pequenos devolvo para pegar na outra vez. Onde vou? É difícil informar, por que cada vez vou procurar um lugar diferente. Não procuro quantidade e sim “gostosura”. Ah! Não levo ceva. Só o sagu. Minha receita é esta. Quem quiser pode experimentar que vale a pena. E tenha certeze, que numa dessas a gente pode se encontrar.
    Um abraço
    J Cherobim Neto

  10. sou campeão de pesca de lambari de pilar do sul _ sp. pesquei 58 lamabaris em uma hora. pesqueiro do rugini. represa ” usina batista” do rio turvo. alguem me desafia?

  11. ei meu amigo pescador de pilar do sul voce pescou em uma hora 58 lambari de 5cm, fique sabendo que numa pescaria de lambari aqui na minha região das 8, da manhã ate as 17 horas da tarde pesquei 1.780 lambari na media de 14cm a 20cm, que me fala que é campeão fique sabendo que 16 lambari que costumo pescar no rio iguaçu da um kg, ta bom pra voce amigo, não venha me falar que é campeão, me respeite se voce é campeão eu sou penta campeão., Ex 9horas de pescaria, vai dar uma media por hora de 197 lambarizão e não esses lamarizinho que voce costuma pescar… um abraço

  12. Eita, pegar um lambari a cada 20 seg durante o dia todo não é para qualquer um… hahah’

  13. as vezes muitos pescadores vão para rio garrafiar levam 3 cxa de cerveja + um garrafão de pinga, e ai não conseguen pescar nem um quilo para levar para casa, no meu caso companheiro sou um profissional, não amador entendeu, não gosto de me gabar, mas quando chego em qualquer rio, a turma ja vai falando ai vem o rei do lambari é assim que sou conhecido aqui na minha região, constumo pescar lambarizão de 15cm a 20cm, so para passar o tempo, esperimente o tipo de pescaria que comentei é facil se voces moram perto do rio iguaçu ou outro rio do porte do iguaçu, poite o barco num poço que +/- 12 a 15mtros de fundura, use um sevador na ponta do barco e outro do lado do motor, use como isca o bicho da laranja. não sai facil do anzol entendeu camarada,a ultima pescaria que fiz no iguaçu faz 15 dias atras levei dois amigos que me chamaram de mentiroso ficaram de boca aberta, pois pescamos o dia inteiro da 9, horas as 17,30 da tarde pescamos 1.780 lambarizão, deu 40kgr limpo, voce imagine um lamarizão de 15cm ele da 80gramas, é so multiplica os meus companheiros de pesca tiraram foto filmaram para mostrar para os outros pescadores que o eliseo pierdoná é profissional bza…

Deixe seu comentário