Poluição e morte dos peixes

Os principais fatores de deteriorização dos rios, mares,  lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos. O homem tem causado, desde a Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII),  todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

poluicao.jpg

A POLUIÇÃO E A VIDA NA ÁGUA

Dentre os prejuízos que a poluição traz aos seres vivos, destacam-se os seus efeitos negativos sobre a comunidade de peixes. No Brasil, os corpos aquáticos têm sofrido com a perda de sua diversidade ictiofaunística devido a mudanças de suas características naturais, principalmente em decorrência do represamento de rios, do desmatamento ciliar e da crescente contaminação das águas.

A poluição provoca a morte de toneladas de peixes, devido, principalmente, à redução do oxigênio dissolvido na água. Essa perda de oxigênio ocorre pela entrada de poluentes procedentes, sobretudo, de esgotos domésticos e industriais, que trazem grande quantidade de matéria orgânica para os sistemas aquáticos, sendo que no processo de decomposição dessa matéria orgânica as bactérias utilizam oxigênio disponível na água.

Infelizmente, o alerta para a população e para órgãos públicos de que os níveis de poluição estão críticos é feito, de modo geral, somente quando se visualizam peixes mortos na superfície da água. Porém, é importante saber que tais situações são evitáveis.

Para isso torna-se necessário considerar os corpos d’água como locais onde existe Vida manifestada das mais variadas formas, que nem sempre são observáveis a olho nu.

poluicao-2.jpg

Os peixes são fáceis de se ver, entretanto há também diferentes microrganismos que podem ser observados somente ao microscópio, como algas unicelulares, organismos zooplanctônicos, bactérias e fungos. Além disso, diversos nutrientes (elementos químicos absorvidos como alimento por organismos aquáticos) propiciam uma dinâmica importante para a manutenção da vida dos peixes.

Pode-se comparar a dinâmica, o encadeamento, que ocorre no meio aquático ao efeito dominó, aquela brincadeira com as peças do jogo de dominó, em que se colocam uma próximo à outra, e quando a primeira cai, as demais caem
seqüencialmente. Assim, quando qualquer substância que não faz parte de um determinado sistema aquático é inserida no ambiente pode ocorrer um efeito “dominó” negativo, ou seja, uma reação em cadeia que provoca desequilíbrio nas interações entre o meio vivo e o não vivo, ocasionando, ao final, a morte de peixes.

Portanto, o conhecimento das relações entre causa e efeito é fundamental para uma “administração ecológica” do meio ambiente sob impacto das atividades humanas, visando à manutenção da vida não só no meio aquático, como em qualquer outro espaço da Natureza.

poluicao3.jpg

Aquela frase muito conhecida: “Prevenir é o melhor remédio” pode ser bem usada nas questões do ambiente, ou seja, um conhecimento adequado dos ciclos naturais e uma boa relação entre homem e Natureza ainda é a melhor vacina contra os males ambientais.

Texto da Pesquisadora Cacilda Thais Janson Mercante do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Hídricos – Instituto de Pesca.

poluicao-4.jpg

Produtos que mais poluem os rios, lagos e mares: detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóveis, gasolina, produtos químicos usados em indústrias, tintas, metais pesados (chumbo, zinco, alumínio e mercúrio).

13 Responses to “Poluição e morte dos peixes”

  1. Show, me amarrei ! vou usar para um trabalho.

  2. Show, me amarei nesse temas sobre os peixes!!!!

    vou usar para um trabalhoo!!!

  3. Vaamos lutar para isso ….

    vOU USR PARA OMEU TRABALHO .

  4. pedro mariano da silva junior on Março 17th, 2009 at 11:46

    muito ruin vamos lutar para eles viveren melhor

  5. lariissa rafaeely** on Março 20th, 2009 at 22:15

    se nos fizemos a nossa partee o mundoO vaih ficar cada vez melhor
    o ser humano e unico ser vivo capaz de destruir mais tbm e o umico capaz de reconstruir**
    vamos fazer a nossa parte

  6. Muito bom!! vou utilizar essas informações para conscientizar meu alunos.

  7. adooreii vou usar pra meeu trabalho

  8. eu acho orrivel a poluição do lixo mas muitas pessouas reclamam mas são elas que jogam e a morte dos peixes é orrivel é é so
    bjs

    suyane maria felix ramos
    08anos
    .e.ejardim são bento 3

  9. esse texto é muito bom do nota 1000

  10. maryanna de schemer on junho 29th, 2010 at 13:50

    tadinho dos peixes cada dia sofrendo mais temos que acabar cmo a poluição

  11. eu acho que devemos cuidar de nosso brasil e domundo todo te mos que cuidar mais de nossa vida vamos juntos cuidar dos mares rios e os demais vamos ccuidar!!!!!!!!!!!

  12. Edilma albuquerque on setembro 16th, 2010 at 20:13

    eu acho q estamos belo caminho para concintiza a população………

  13. Mto bom !!!! vou usar para meu trabalho
    bjoos

Deixe seu comentário