Urinar na roupa de neoprene durante o mergulho alivia o frio?

Aos leigos(não mergulhadores) pode parecer um absurdo fazer uma “porquice” dessas, mas a diurese de imersão é um efeito conhecido por todos os praticantes das diferentes modalidades onde há constante permanência na água, no caso, os pescadores subaquáticos.

Diz a lenda que metade dos mergulhadores faz “xixi” durante a pescaria e a outra metade mente.

mergulho-31.jpg

 Com o inverno se aproximando e a água esfriando, surgem também questionamentos e possíveis soluções para tentar fugir ou aliviar a terrivel sensação de frio, que pode encurtar ou até mesmo impedir-nos de realizar nossas pescarias subaquáticas, tornando incômodo oque era pra ser prazeroso.

Um desses questionamentos que acabam surgindo é em relação ao xixi. Se urinarmos durante o mergulho realmente sentimos um alívio imediato do frio. No entanto, essa sensação é passageira e o frio tende a piorar após algum tempo. 

O líquido que eliminamos perde calor para a água muito mais rapidamente fora do corpo(o calor líquido que tínhamos em nosso corpo foi dissolvido na água), por isso o frio tende a voltar com mais intensidade depois desta perda.

Moral da história, quando estiver com frio, da uma segurada na bexiga e deixa para urinar quando sair da água. Se conseguir.

Deixe seu comentário