Pesca durante Defeso

Piracema – período em que os peixes deixam as áreas mais baixas para as cabeceiras dos rios onde depositam seus ovos. O objetivo básico de definição de períodos de defeso de reprodução é possibilitar que os peixes possam se reproduzir e repor / renovar os estoques pescáveis para os anos seguintes. Nesse sentido, é necessário entender a biologia e ecologia das espécies consideradas, para que se tenha um uso sustentável, conciliando os interesses econômicos, sociais e ambientais.

O respeito ao defeso é crucial para a conservação dos estoques pesqueiros. A pesca no período da proibição contribui para a diminuição da população das espécies protegidas, e consequentemente para o aumento do preço do pescado devido à escassez.

O consumidor tem um papel muito importante, pois não consumindo as espécies que estão no defeso, ajuda a diminuir a pressão da atividade pesqueira, auxiliando a conservação da biodiversidade, além de garantir que o seu peixe favorito estará presente na sua mesa na época permitida.

 peixe.gif

A falta de informação e conscientização da população, alguns dos objetivos do portal Pesca.tur.br, torna esse processo lento, e quanto mais demorar, pior será suas consequências.


One Response to “Pesca durante Defeso”

  1. claudio luiz da rosa torres on outubro 6th, 2009 at 0:20

    Foi muito importante esta pesquisa, ajuda a complementar o meu trabalho de Gestão Ambiental, sobre o Defeso. Este trabalho foi realizado no rio Jamari – RO, no mes de setembro/2009 , no lago da Usina Hidrelética SAMUEL, pescaria esportiva.

    Abraço

Deixe seu comentário